Lar D Pedro V

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais

LOCALIZAÇÃO / CONTATOS
  • 17:30 - Psicologia

PT16/05870


Novos Idosos

O Programa “Novos Idosos: envelhecer em casa nos Açores”, promovido pela Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, visa garantir uma resposta social de proximidade, distinta, permitindo às pessoas idosas continuarem a residir em sua casa e junto da sua comunidade, sendo um programa pioneiro e inovador.

O programa pretende proporcionar à pessoa idosa a escolha de onde quer envelhecer, contribuindo para a permanência da pessoa idosa no seu meio, promover a diferenciação de cuidados e apoios, garantir a participação da pessoa idosa nas decisões que lhe digam diretamente. Tenciona ainda, fomentar a inovação e a qualificação das respostas sociais direcionadas a esta população alvo, facilitando o acesso da pessoa idosa aos serviços da comunidade.

Assim sendo, este programa dirige-se a pessoas idosas com 65 ou mais anos, que beneficiem do complemento por dependência grau I ou II, ou que se apresentem em situação análoga e que vivam sozinhos ou coabitam com familiares nas situações em que as respostas sociais existentes se revelem insuficientes.

O programa é implementado na perspetiva de projeto-piloto numa primeira fase nos Concelhos de Praia da Vitoria e Ponta Delgada, neste sentido, as Instituições de Enquadramento para os referidos concelhos de candidatura são Lar D. Pedro V (Praia da Vitória) e o Lar Luís Soares de Sousa (Ponta Delgada).

Nestas Instituições de Enquadramento estão alocadas as Equipas Técnicas Locais, entidades facilitadoras em todo o processo, compostas por quatro elementos de entre as áreas de serviço social, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, enfermagem ou outra que se revele necessária. O seu trabalho assume um papel de esclarecimento, apoio, interação e acompanhamento, sendo os contactos prioritários dos interessados em cada concelho de candidatura.

O prazo de candidatura ao Programa Novos Idosos decorrerá entre 27 de junho e 8 de julho, podendo estas candidaturas serem realizadas presencialmente nas referidas Instituições de Enquadramento ou através do correio eletrónico: novosidosos.candidaturas@azores.gov.opt, conforme Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores.

VOLTAR

Politica de Privacidade