Lar D Pedro V

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais

LOCALIZAÇÃO / CONTATOS
Não existem consultas para hoje
ver todas

PT16/05870


Aniversário Lar D. Pedro V - 159 anos de existência

“(….) Ao longo dos anos a Instituição, através dos seus corpos gerentes tem tentado sempre inovar e acompanhar as necessidades da sua comunidade.

Tentámos efetuar este percurso com uma enorme responsabilidade sob o nosso crescimento, na sustentabilidade e no nosso quadro de pessoal. Hoje somos uma instituição com 55 % de autossustentabilidade, que nos seus recursos humanos contempla 90 funcionários devidamente qualificados, o que nos faz ser uma Instituição de referência na prestação de serviços nos Açores.

Iniciámos esta última caminhada do nosso crescimento em 1998 com a planificação dos nossos objetivos a 20 anos. Iniciámos este trajeto com a construção de 18 Residências Assistidas, um Clube de saúde, com ginásio, centro de fisioterapia e gabinetes médicos, inaugurados em 2002. Em 2012 inaugurámos a ampliação do Lar, onde era o antigo tribunal da Praia da Vitória e em 2015 inaugurámos a remodelação do edifício sede da Instituição. Assim sendo, o Lar D. Pedro V apresenta-se atualmente com uma estrutura e equipamentos de qualidade para melhor servirmos os nossos utentes e comunidade.

Acreditámos sempre que para podermos acompanhar o nosso crescimento teríamos que apostar na qualidade de serviço. Para tal, iniciámos em 2011 o caminho da certificação da ISO 9001/2008 que foi concretizado em 2016, e em 2017 a consolidação do mesmo através da ISO 9001/2015, indo ao encontro do projetado. Este foi um caminho trabalhoso na procura de melhorarmos a nossa qualidade de prestação de serviços a todos os que nos procuram.

Em 2016 esta direção fez um acordo com a Secretaria Regional da Saúde e da Solidariedade Social para termos uma unidade de cuidados continuados, que de momento está a funcionar, e muito bem, juntamente com a nossa Estrutura Residencial para Idosos.

Continuando o nosso processo de crescimento, em 2018, em reunião da direção com a equipa técnica, planeámos os nossos objetivos para os próximos 10 anos.

Nesta reunião projetamos o aumento da nossa capacidade de 10 para 20 camas na Unidade de Cuidados Continuados com a criação de uma estrutura desenhada e especifica para esta valência.

Analisámos a falta de duas novas valências, nomeadamente, uma Unidade de demências e de cuidados paliativos, para podermos ir ao encontro das necessidades da nossa comunidade e colmatarmos uma nova necessidade na sociedade atual.

E por último e não menos importante, termos uma convenção com a Secretaria Regional da Saúde na área da fisioterapia, visto que achamos que é uma lacuna que temos na nossa comunidade. (…)

Acreditamos com o empenho deste Governo Regional, através da Vice-presidência e da Secretaria Regional da Saúde e desporto podemos iniciar esta obra de ampliação da Unidade de Cuidados Continuados para 2022, ampliando de 12 para 20 as camas e aumentando assim 6 camas em ERPI reduzindo a nossa lista de espera nesta valência.

Gostaríamos também que num futuro próximo pudéssemos ter uma Unidade de demências e paliativos que em muito nos ia ajudar a melhorar a qualidade dos nossos serviços.

Não posso também deixar de agradecer ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Dr. Tibério Diniz, por todo o apoio que a Camara Municipal nos tem dado nestes últimos 16 meses de pandemia e que neste tempo constatou o trabalho importante e de qualidade que prestamos à nossa comunidade.

Gostaria por último e conforme temos dado conhecimento dos maiores elogios aos nossos funcionários pela sua disponibilidade, o seu humanismo e profissionalismo nestes últimos quase 16 meses que estamos a trabalhar, todos em conjunto para não sermos infetados pelo COVID 19. Tem sido um trabalho árduo, mas com todos a trabalhar para o mesmo objetivo, o de menorizar o risco de contágio, o que até hoje o conseguimos.

Tenho também de enaltecer o espírito de humanismo, responsabilidade e resiliência que os nossos utentes tiveram, após estarem este tempo todo confinados, praticamente fechados sem poder dar um abraço aos seus familiares e amigos que tanta falta faz para os ajudar a passar este seu tempo com uma melhor qualidade de vida. Vocês e as Vossas famílias foram excecionais nestes tempos diferentes , ao nos apoiarem nas nossas medidas.

Esperemos que em breve possam voltar às vossas rotinas dentro da normalidade possível.

Obrigado e um bem-haja para todos.”

Presidente da Direção – João Canedo

VOLTAR

Politica de Privacidade